Consciência Fonológica

  • Capacidade metalinguística que permite analisar e reflectir, de forma consciente, sobre a estrutura fonológica da linguagem oral (Cardoso-Martins, 1991; Gombert, 1991, 1993; Kamhi & Catts, 1991 cit. por Smit, 2004; Lane & Pullen, 2004; Pestun, 2005; Morais, 1989 cit. por Freitas, 2004; Nascimento, 2009; Schuele & Boudreau, 2008; Sim-Sim, 1998; Tunmer & Nesdale, 1985 cit. por Melo, 2006 );

  • A CF envolve a capacidade de identificar, isolar, manipular, combinar e segmentar mentalmente, e de forma deliberada, os segmentos fonológicos da língua (Alves, Freitas & Costa, 2007; Bernthal & Bankson, 1998 cit. por Smit, 2004; Ehri, 1989; Lopes, 2004; Nascimento, 2009);

  • Esta competência compreende dois níveis: (Byrne & Fielding-Barnsley, 1989 cit. por Nascimento, 2009)
    - Consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas: a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas;
    - Consciência de que estas unidades se podem repetir em diferentes palavras;


  • Manifestações da CF: (Alves, Freitas & Costa, 2007; Freitas, 2004)
    - Nível implícito: sensibilidade para o sistema de sons da língua e para o conhecimento fonológico funcional, manifestando-se durante jogos espontâneos com os sons das palavras. Por exemplo: identificação de rimas por parte das crianças do pré-escolar;
    - Nível explícito: análise consciente dos sons das palavras, nomeadamente em actividades de isolamento de fonemas de uma palavra.

A CF expressa-se em dois níveis de crescente complexidade – consciência silábica e consciência fonémica – cujo treino deve respeitar esta ordem, antes e durante a iniciação à leitura e escrita (Alves, Freitas & Costa, 2007; Freitas, 2004).

A consciência fonológica e o processamento fonológico

  • O processamento fonológico é a capacidade de utilizar informações fonológicas para processar a linguagem oral e a escrita, englobando capacidades como a discriminação, memória e produção fonológicas, bem como a consciência fonológica (Avila, 2004 cit. por Nascimento, 2009; Lopes, 2004);
  • Operação mental, na qual o indivíduo recorre à estrutura fonológica ou a sons da língua oral, com a finalidade de aprender a descodificá-la no plano escrito (Figueiredo, 2006 cit. por Nascimento, 2009);
  • Envolve:

SSS- CF;
ssss- Discriminação fonológica:
capacidade de discriminar fonemas;
ssss- Memória fonológica: capacidade de memorizar palavras, sílabas e fonemas;
ssss- Produção fonológica: articulação das palavras e uso dos fonemas na fala.

(Santos & Navas, 2002 cit. por Nascimento, 2009)

Bibliografia

  • Alves, D., Freitas, M. J., & Costa, T. (2007). PNEP - O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação
  • Bernardino, J. J., Freitas, F. R., Souza, D. G., Maranhe, E. A., & Bandini, H. H. (2006). Aquisição da leitura e escrita como resultado do ensino de habilidades de consciência fonológica. Revsita Brasileira de Educação Especial , pp. 423-450.
  • Bernstein, D. K., & Tiegerman-Faber, E. (2002). Language and Communication Disorders in Children. Allyn and Bacon.
  • Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise . Lisboa: Universidade Aberta.
  • Freitas, G. C. (2004). Sobre a consciência fonológica. In R. R. Lamprecht, Aquisição Fonológica do Português: Perfil de Desenvolvimento e Subsídios para a Terapia (pp. 177-192). Porto Alegre: Artmed.
  • Gamelas, A. M., Leal, T., Alves, M. J., & Grego, T. (s.d.). Contributos para o Desenvolvimento da Literacia: Clube de leitura. Obtido de http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/ot_clube_leitura_a.pdf
  • Hogan, T. P., Catts, H. W., & Little, T. D. (Outubro de 2005). The relationship Between Phonological Awareness and Reading Implications for the Assessment of Phonological Awareness. Language, Speech and Hearning Services in Schools , pp. 285 - 293.
  • http://office.microsoft.com/pt-pt/clipart/default.aspx?ver=12&app=winword.exe
  • Lane, H. B., & Pullen, P. C. (2004). A Sound Beginning: Phonological Awareness Assessment and Instruction. USA: Pearson Education, Inc.
  • Lopes, F. (Dezembro de 2004). O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicologia Escolar e Educacional , pp. 241-243.
  • Maluf, M. R., Zanella, M. S., & Pagnez, K. S. (2006). Habilidades Metalinguísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileiras. Boletim de Psicologia , pp. 67-92.
  • Mateus, M. H., Falé, I., & Freitas, M. J. (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Melo, R. B. (2006). A relação entre consciência fonológica e aquisição da leitura e da escrita de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Moreira, V., Pimenta, H., & Marques, M. A. (2008). Gramática de Português. [s.l.]: Porto Editora.
  • Nancollis, A., Lawrie, B. A., & Dobb, B. (Outubro de 2005). Phonological Awareness Intervention and Aquisition of Literacy Skills in Children from Deprived Social Backgrounds. Language, Speech and Hearing Services in Schools , pp. 325-335.
  • Nascimento, L. C., & Knobel, K. A. (2009). Habilidades Auditivas e Consciência Fonológica: da teoria à prática. São Paulo: Pró-Fono.
  • Nunes, C., & Frota, S. (2006). Audio Training: Fundamentação teórica e prática. São Paulo: AM3 Artes.
  • Pestun, M. S. (2005). Consciência fonológica no início da escolarização e o desempenho ulterior em leitura e escrita: estudo correlacional. Estudos de Psicologia , pp. 407-412.
  • Rohl, M., & Pratt, C. (1995). Phonological awarness, verbal working memory and the acquisition of literacy”. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal , pp. 327-360.
  • Rvachew, S., Chiang, P.-Y., & Evans, N. (Janeiro de 2007). Characteristics of Speech Errors Produced by Children With and Without Delayed Phonological Awareness Skills. Language, Speech, and Hearing Services in Schools , pp. 60-71.
  • Santos, M. J., & Maluf, M. R. (Janeiro-Junho de 2007). Intervenções em consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita. Boletim Academia Paulista de Psicologia , pp. 95-108.
  • Schuele, C. M., & Boudreau, D. (Janeiro de 2008). Phonological Awareness Intervention: Beyond the basics. Language, Speech and Hearing Services in Schools , pp. 3-20.
  • Sim-Sim, I. (1998). Do uso da linguagem à consciência linguística. In I. Sim-Sim, Desenvolvimento da Linguagem (pp. 225-236). Lisboa: Universidade Aberta.
  • Smiley, L. R., & Goldstein, P. A. (1998). Language Delays and Disorders: From Research to Practice. San Diego: Singular Publishing.
  • Smit, A. B. (2004). Articulation and Phonology Resource Guide for School-Age Children and Adults. Nova Iorque: Thomson Delmar Learning.
  • Vale, A. P., & Caria, T. H. (1997). O uso racionalizado da cultura: o caso da relação entre a consciência metafonológica e a aquisição da leitura. Educação, Sociedade e Culturas , pp. 45-72.
  • Viana, F. L. (2006). As rimas e a consciência fonológica. Promovendo a competência leitora., (pp. 1-11). Lisboa.
  • Winson, B. (2007). Language Disorders Across the Life Span. USA: Thomson Delmar Learning.